Nefrologia

Nefrologista

O RIM

É o órgão responsável por manter nosso corpo em equilíbrio. Ele realiza toda filtração do nosso sangue, além de reabsorver substâncias primordiais para nossa vida e eliminar substâncias tóxicas para nossa saúde.

URINA ROTINA

É um dos testes fundamentais para avaliar as doenças dos rins e trato urinário, durante a primeira avaliação de um paciente por um nefrologista, o exame de urina deve ser sempre realizado.

DOENÇA RENAL CRÔNICA

É definida como a presença de anormalidades na estrutura e na função dos rins. É uma doença inicialmente silenciosa que leva a essa perda de função de forma progressiva e irreversível. A dosagem sanguínea da creatinina nos ajuda a estimar a taxa de filtração renal, ou seja, o funcionamento dos rins.

NEFROLITÍASE (“pedras nos rins”)

É a formação de cálculo no aparelho urinário. O paciente pode apresentar-se assintomático ou com sintomas como dor de forte intensidade na região lombar associada à naúseas e vômitos. Quando não tratada pode ocasionar danos á função renal e consequentemente levar a doença renal crônica.

INFECÇÃO URINÁRIA

É a infecção mais comum adquirida na comunidade em mulheres, sendo sua ocorrência 50 vezes menor em homens. Ela pode ser classificada em infecção do trato urinário baixo (cistites) ou do trato urinário alto (pielonefrites), complicada ou não complicada com base nas características dos indivíduos.

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Valores anormais da pressão arterial, sendo o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. Pode ser de causa primária (sem causa identificável) ou secundária (causa identificável que pode ser tratada). As principais classes de anti-hipertensivos atuam no rim, levando ao controle da doença.