Ultrassonografia em Obstetrícia e Ginecologia

Ultrassonografia em Obstetrícia e Ginecologia

Tratando- se de ginecologia/obstetrícia, que avalia a saúde da mulher desde a menarca até a senilidade, o exame de imagem complementar mais solicitado e de primeira escolha é a ultrassonografia.

Durante o menacme, a ultrassonografia pélvica e transvaginal assume papel importante para rastreio e diagnóstico de patologias como leiomiomatose uterina, adenomiose, endometriose, pólipos endometrias, imagens anexias ovarianos entre outras. Além disto, a ultrassonografia é de extrema valia e necessidade durante procedimentos de reprodução assistida.

No período determinado climatério, momento no qual a mulher apresenta a última menstruação(menopausa), a ultrassonografia é fundamental no estudo do endométrio, com possibilidade de identificação de lesões precursoras de doenças neoplásicas.

Já durante a gestação, a ultrassonografia é um exame importante e necessário, com diferentes funções e objetivos dependentes da idade gestacional. No primeiro trimestre, a principal função do US é a datação da gestação, seguida do diagnóstico precoce de gestações múltiplas (gestação gemelar), e rastreio de cromossopatias por meio dos marcadores de aneuploidias fetais de primeiro trimestres (translucência nucal, osso nasal, estudo dopplervelocimétrico do ducto venoso).

No segundo trimestre, a avaliação da morfologia fetal é o ponto avaliado pelo executor do US, com avaliação detalhada dos diversos órgãos e sistemas, como: sistema nervoso central, face, tórax e coração fetal, órgãos abdominais e membros. A identificação de dismorfologias, possibilita ao médico pré natalista a discussão com equipe multidisciplinar, neonatologistas, cirurgiões pediátricos, intensivistas, para decisão sobre parto, via de parto, assistência em sala de parto, e leito em Unidade de Terapia Intensiva, se necessário for. Por fim, e não de menos valia, a ultrassonografia de terceiro trimestre, complementa as demais, visto que calcula peso fetal estimado, quantifica líquido amniótico e analise leito placentário. Também através desta Ultrassonografia, podemos avaliar padrões importantes, como Perfil biofísico fetal e Dopplervelocimetria fetal, que inferem bem estar e oxigenação fetal.

Ainda no segundo trimestre, podemos associar a realização de US por via transvaginal, para avaliação de colo uterino e risco de prematuridade e, desta maneira, adotar medidas para tentar minimizar sua ocorrência.

Deseja realizar esse procedimento? Agende Consulta

Agende sua
Consulta

Preencha o formulário ao lado que entraremos em contato para finalizar o agendamento.

*O preenchimento da data e horário desejada não garante a disponibilidade do médico