Dermatologia

Rosácea

O que é?

A rosácea é uma doença dermatológica crônica que provoca vermelhidão e às vezes nódulos como os da acne (mas atenção, não trata-se de acne).

A rosácea é principalmente um verdadeiro dano estético. Esta doença atinge principalmente as mulheres de 30 a 60 anos, caucasianos e descendentes do norte da Europa, mas toda população esta sujeita a apresentar a doença. Os homens geralmente apresentam sintomas mais graves. Estima-se que mais de 45 milhões de pessoas sofram de rosácea no mundo todo.

Causas:

As causas da rosácea ainda são incertas, mas sabe-se que alguns fatores estação relacionados e pode piorar os sintomas, tais como: exposição ao sol, consumo de álcool, estresse, comidas apimentadas, comidas e bebidas quentes, clima muito frio ou quente e alguns medicamentos.

Outros sintomas além da vermelhidão e dos eritemas podem estar associados: corar-se facilmente, aparecimento de pequenos vasos sanguíneos na pele, sensibilidade a produtos para pele, nariz vermelho e inchado.

A rosácea é uma condição que permanece por longo período e que piora com o tempo caso não tratado. Geralmente estão localizadas principalmente no nariz, na testa, nas bochechas, pálpebras e no queixo, mas também pode se manifestar nas orelhas, no tórax e nas costelas.

Diagnóstico:

Não existe um teste para diagnosticar esta doença, este é feito com base na experiência do médico, geralmente um dermatologista, através de exame clínico. Se houver duvida, pode ser solicitado biopsia de pele.

Tratamento:

O tratamento deve incluir medicamentos e mudança do estilo de vida. Existem diferentes tipos de rosácea e para cada um existe um tratamento adequado, assim como para cada tipo de pele, portanto o tratamento é personalizado e deve ser feito sob orientação médica.

Em geral há uma melhora no quadro após 2 meses, mas assim como no tratamento da acne, é importante ser paciente.

O tratamento medicamentoso pode ser feito localmente ( pomadas a base de metronidazol ou vitamina A), por via oral (antibióticos) ou combinados. O uso de protetor solar com fator de proteção pelo menos 30 é essencial. A mudança no estilo de vida deve ser feita basicamente evitando os fatores desencadeantes.

Outros tratamentos como laser, luz pulsátil, psicoterapia, águas termais, compressas de água gelada podem ser utilizados.

Existem algumas dicas que podem auxiliar o tratamento, tais como hidratar a pele frequentemente, evitar produtos que irritam a pele, evitar detergentes sintéticos, reduzir o consumo de álcool, evitar banho muito quente, entre outros.

Caso queira engravidar, converse com seu médico, pois existem alguns medicamentos que não devem ser utilizados durante a gravidez.

Fonte: Sampaio e Rivitti Terceira Edição