Cirurgia Plástica

Face Lift - Rejuvenescimento Facial

O objetivo da cirurgia conhecida como “face lift” ou, também, “lifting de face” é amenizar os sinais do envelhecimento facial, pois sabe-se ser impossível voltar a ter o mesmo aspecto facial dos anos de juventude. Ou seja, não será possível devolver-lhe a face que você tinha aos 18, 20, 30 ou 40 anos. Entretanto, será possível atenuar as marcas da maturidade, conferindo-lhe um aspecto mais agradável e mais descansado.

Portanto, é muito importante que você tenha uma clara compreensão das possibilidades e limitações do resultado desta cirurgia, antes de optar pela mesma. Primeiramente você deve estar ciente de que não é possível prever, com exatidão, o aspecto final após uma cirurgia de rejuvenescimento facial, pois cada pele e cada paciente apresentam características próprias, as quais podem interferir na qualidade do resultado final e, também, na duração dos sinais e sintomas pós-operatórios. Algumas rugas permanecerão e necessitarão outros tratamentos opcionais complementares como Peeling, toxina botulínica e preenchimentos. É possível, no entanto, atenuar os sinais do envelhecimento e da flacidez, proporcionado à sua face um aspecto mais descansado e bem disposto.

SOBRE OS OUTROS TRATAMENTOS COMPLEMENTARES

Para a complementação do seu rejuvenescimento, talvez sejam necessários outros tratamentos complementares, dentre os quais:

  1. Peeling – que é a aplicação de substâncias químicas sobre a pele para a renovação da sua camada superficial, diminuindo a profundidade das rugas que permanecem após a cirurgia. Oferece uma boa melhora para a pele do tipo “marcada pelo sol”.
  2. Toxina botulínica – usa-se a aplicação da toxina antirrugas para diminuir as marcas musculares, principalmente na testa e, também, aquelas que aparecem durante o ato de sorrir, bem como os denominados “pés de galinha”. Embora o efeito deste tratamento seja, em média, de apenas 06 meses (podendo variar para mais ou para menos), todavia, sua ação beneficia muito a expressão e protege a pele de novas marcas, pois diminui a contração muscular.
  3. Preenchimento – este pode ser realizado com várias substâncias, visando atenuar aquelas rugas ou sinais remanescentes à cirurgia e, ainda, resistentes aos Peelings e à toxina botulínica. De duração variável (em média de um a dois anos), são de grande efeito para o resultado final de um tratamento de rejuvenescimento.

Todos estes tratamentos e, ainda, as aplicações de laser, são possibilidades alternativas e só serão realizadas em pacientes que desejarem uma melhora adicional à sua face. Cada qual terá características, riscos e custos adicionais.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS

  1. Face Exposta: Normalmente ataduras são usadas nas primeiras 24 horas de pós-operatório.
    Procure não se impressionar com seu aspecto após a cirurgia, pois o edema (inchaço) e as equimoses (manchas roxas) vão aparecer e são absolutamente normais nesta fase. Entretanto, dia após dia apresentarão melhora, até sua recuperação completa. Só então você poderá começar a ver o resultado obtido com a cirurgia.
  2. Dor: a região operada ficará amortecida, sendo pouco frequente dor local. Poderá haver desconforto na região dos olhos (como se estivesse usando óculos de natação apertado), além de eventual prurido (coceira), por aproximadamente 3 dias.
  3. Manchas Roxas (equimoses): poderão estar presentes no pescoço e ao redor dos olhos, desaparecendo, em média, após 20 dias. Contudo, após 7 dias, você já poderá usar cosméticos para escondê-las.
  4. Edema (inchaço): é discreto, e dia a dia fica progressivamente menor. Será mais intenso pela manhã, podendo se localizar nas laterais do pescoço e na região dos olhos, dificultando o abrir das pálpebras, nos três primeiros dias.
  5. Manchas Vermelhas: podem ocorrer no “branco dos olhos”, sendo até mesmo frequentes, mas logo desaparecem.
  6. Fechamento Incompleto dos Olhos: é normal nos primeiros dias após a cirurgia.
  7. Lacrimejamento: pode ocorrer nos primeiros dias, mas melhora com a regressão do edema.
  8. Visão Embaçada: pode ocorrer e geralmente será devido à pomada oftálmica aplicada nos olhos, antes de dormir.
  9. Grumos: pequenos coágulos poderão ser sentidos sob a pele, mas serão gradativamente absorvidos até, aproximadamente, 06 meses após a cirurgia.
  10. Cicatrizes: as cicatrizes estarão nos locais que seu médico lhe mostrou nas consultas, antes da cirurgia, ou seja: nas pálpebras, na região anterior e posterior da orelha e, eventualmente, no cabelo e embaixo do queixo. No início, poderão ser pouco elevadas, firmes e avermelhadas. Posteriormente, ao longo de semanas e meses, essas cicatrizes ficarão cada vez mais discretas, dependendo das características de sua pele. Embora a imensa maioria dos(as) pacientes conviva bem com suas cicatrizes, nenhum cirurgião poder oferecer garantias sobre a qualidade final das mesmas. Esta é uma variável biológica, pois cada organismo cicatriza à sua maneira, portanto este é um risco que você precisa aceitar, antes de ter sua face operada.
  11. Depressão: ansiedade e eventual depressão podem ocorrer em paciente com antecedentes semelhantes. A cirurgia de rejuvenescimento é uma cirurgia extensa, e que nos primeiros dias costuma trazer certa apreensão e alguns questionamentos para muitos(as) pacientes. Estas sensações são gradativamente substituídas pela integração de uma nova imagem, uma face que você nunca teve antes, mas que preserva os traços básicos de sua pessoa e de sua personalidade. Após sua recuperação você terá um aspecto mais jovial, porém natural, como se não tivesse sido operada. Sempre que necessário, procure seu médico, ele terá prazer em lhe oferecer o apoio que você precisa.

CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO

  • Não toque nas áreas operadas.
  • Dieta: prefira alimentos moles, que não necessitem mastigação, nos três primeiros dias.
  • Evite falar excessivamente nos três primeiros dias.
  • Repouso: não faça repouso excessivo, movimente-se dentro de casa. Ao dormir não use travesseiro.
  • Compressas geladas: até o 3° dia use chá de camomila gelado, por 30 minutos, a cada 2 horas, enquanto estiver acordado(a).
  • Use a faixa enquanto lhe for confortável. Não deverá ficar apertada, nem fazer pressão no pescoço.
  • Lavagem do cabelo: somente após o 2° dia, com muito cuidado, usando água morna e Soapex Cremoso. Secador, somente o manual e com moderação e ar morno.
  • Meia Elástica (compressão suave): deverá ser usada por 30 dias (só tirar para o banho); previne a trombose.
  • Óculos, TV e Leitura: se você tiver condições de usufruí-los, estão liberados desde o 2° dia (sem forçar).
  • Retirada dos pontos: inicia-se no 4° dia após a cirurgia.
  • Trabalho: iniciar somente após 15 dias de pós-operatório.
  • Caminhadas esportivas: somente após 20 dias (evite sol e use óculos escuros);
  • Sol direto na face: só após 4 meses, se tiver sido realizada dermoabrasão associada à cirurgia. Ou, então, após 2 meses se esta não foi associada. Use sempre protetor solar (FPS 30), além de chapéu e óculos. Não há contraindicação à exposição trivial ao sol como, por exemplo, ao atravessar uma rua, após o 5° dia da cirurgia.
  • Maquiagem leve ou corretiva: somente após o 7o dia.
  • Shampoo e Rinse: somente após o 7o dia (antes use Soapex).
  • Dirigir: somente após 10 a 15 dias.
  • Lentes de contato: somente após 15 a 30 dias.
  • Natação: somente após 60 dias, porém com óculos do tipo usado em Jet-ski, para evitar compressão na área operada.
  • Tintura de cabelo e Secador de Salão: somente após 30 dias.
  • Hidratantes e Cremes de Limpeza: usar somente os prescritos por seu médico.
  • Drenagem Linfática e Ultrassom: se necessários, serão indicados 10 dias após a cirurgia, e somente com profissionais recomendados por seu médico.

RISCOS

Além dos riscos gerais de toda e qualquer cirurgia e anestesia, a cirurgia de Rejuvenescimento Facial ainda apresenta os seguintes riscos: pequenas assimetrias entre uma pálpebra e outra (geralmente já preexistentes, mas não notadas pelo(a) paciente), lacrimejamento, exposição do branco do olho (lagoftalmo/ectrópio), persistência de bolsas gordurosas, raras alterações na acuidade visual, com necessidade de mudança da lente ou dos óculos, alteração na lubrificação do olho, alterações no cabelo (queda de fios, mudança do lugar da costeleta [em homens] ou alargamento da testa), perda de área de pele (necrose), com consequente cicatriz ou mancha local, alteração na mobilidade da testa, edema (inchaço) persistente, assimetria ou abaixamento de supercílio, perda temporária do movimento de alguma região da face, lesão na glândula parótida, manchas claras ou escuras nas áreas de dermoabrasão, quelóides. O seu médico está à sua disposição para explicar cada um desses riscos, e o que poderá ser feito, caso alguma destas situações infrequentes ocorram.

Deseja realizar esse procedimento? Agende Consulta

Agende sua
Consulta

Preencha o formulário ao lado que entraremos em contato para finalizar o agendamento.

*O preenchimento da data e horário desejada não garante a disponibilidade do médico