Dermatologia

Cirurgia da Unha Encravada

A unha do pé encravada, também chamada de onicocriptose, ocorre quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. Pode haver dor, vermelhidão e inchaço ao redor da unha.

Uma unha encravada pode resultar de inúmeros fatores, mas sapatos inadequados e unhas não cortadas corretamente são as causas mais comuns. A pele na borda da unha do pé pode ficar avermelhada e infectada. O dedão é geralmente afetado, mas a unha de qualquer outro dedo do pé pode encravar, até mesmo unhas das mãos.

Se você tiver diabetes, dano ao nervo da perna ou pé, má circulação sanguínea no pé ou infecção ao redor da unha, consulte o médico imediatamente. Não tente tratar o problema em casa.

SINAIS DE GRAVIDADE SÃO:

• Não conseguir cortar a unha encravada;
  • Tiver dor severa, vermelhidão, inchaço ou febre;
  • Se você tiver diabetes, dano ao nervo da perna ou pé, má circulação sanguínea no pé ou infecção ao redor da unha.

PREVENÇÃO

A forma correta de cortar as unhas é o corte reto, sem arredondar os cantos, mas muitas pessoas fazem justamente o contrário, o que acaba ocasionando na unha encravada. Além disso, outros fatores, como anormalidades na forma da unha podem favorecer o encravamento. O excesso de suor nos pés deixa o ambiente ainda mais úmido e pode machucar a pele ao redor das unhas, contribuindo para o surgimento do problema. Sapatos apertados e meias sintéticas também ajudam no aparecimento do quadro.

O tratamento sintomático, com analgésicos e anti-inflamatórios e antibióticos, geralmente controla a infecção e alivia a dor. No entanto, a situação pode retornar se não forem tomadas medidas de prevenção. Bons cuidados com os pés são importantes para evitar a recorrência da unha encravada.

O tratamento da unha encravada pode ser feito sem cirurgia, caso o quadro seja muito inicial. Nos casos mais simples, a aplicação de órteses ou chumaços de algodão para separar a espícula de unha da pele ao redor, podem resolver o problema. Em outros casos, podemos indicar o uso de banhos de imersão do pé envolvido em soluções contendo antissépticos e agentes secativos, como o permanganato de potássio. Água quente e sal também podem ajudar a reduzir a inflamação. Tal situação costuma ser mais bem conduzida por um podólogo.

O granulomia piogênico é uma complicação da unha encravada e é popularmente conhecido como “carne esponjosa”. Além de provocar dor, essa lesão sangra facilmente. Esse tipo de problema deve ser tratado pelo dermatologista e cirurgião no consultório, com aplicações de ácidos fortes da lesão ou crioterapia e antibioticoterapia tópica domiciliar. Caso isso não resolva o quadro, está indicada a cirurgia. Dependendo da gravidade, a indicação da cirurgia é feita imediatamente.

O tratamento cirúrgico visa desobstruir a passagem da unha, retirando até sua matriz com o leito ungueal no canto que encrava, podendo então, crescer livremente. Há diversas técnicas utilizando o fenol ou não, com ou sem pontos para fechar o defeito criado ou simplesmente cauterização com bisturi elétrico da matriz e leito ungueal. Cada caso deve ser estudado em particular para que seja indicada a melhor opção de cirurgia. Quando a intervenção é bem indicada e realizada nas condições ideais, as taxas de recidiva são muito baixas, desde que o paciente evite os hábitos que o levaram a desenvolver o problema. O procedimento é bastante simples, normalmente feito sob anestesia local em consultório.