Bastante polêmico, o tema do post vem para esclarecer um pouco mais sobre a dieta do HCG.
O HCG (gonadotrofina coriônica humana) é um hormônio presente na gestação.
O uso desse hormônio na perda de peso é justificado por alguns, por auxiliar na perda de gordura. Mas o HCG não vem sozinho!
Junto com seu uso, está uma dieta de baixa caloria ( 500-800 kcal ao dia). Há uma maior associação que a perda de peso ocorra por esta dieta de muito baixa caloria, que pelo uso de hormônio em si, uma vez que:
- NÃO há evidências científicas que o HCG aja no metabolismo de lipídeos ou na distribuição de gordura;
- NÃO há evidências de seu uso na regulação de apetite
- Há riscos potenciais para saúde do uso de hormônios sem a correta indicação.
- Ressalta-se que há patologias outras em que o uso de HCG pode ser indicado, mas NÃO relacionadas com finalidade de tratamento para PERDA DE PESO.
- A Associação Brasileira do Estudo de Obesidade e Síndrome Metabólica, assim como o Conselho Federal de Medicina, se opõe, fortemente, ao uso do HCG para perda de peso.
Sobre a dieta de baixa caloria:
NÃO indicada rotineiramente pelo risco de Cetose e por não atingir recomendações mínimas diárias das necessidades energéticas/ proteicas, assim como vitaminas e sais minerais.
Emagrecer não é fácil, mas desconfie sempre de qualquer prática que prometa resultados rápidos.
Não se esqueça de que sua saúde é seu maior investimento. No caso do sobrepeso/obesidade, se submeter a tratamentos sem comprovação científica pode ser tão danoso quanto à própria doença.