Anorexia Nervosa
Quadro caracterizado por um medo muito grande de engordar , fato que gera a diminuição da alimentação em quantidade e qualidade dos alimentos, principalmente dos alimentos que podem causar maior ganho de peso. Destaca-se que a restrição alimentar importante , o "evitar comer a qualquer custo" ( mesmo sentindo fome) é o sintoma mais característico na doença em questão.
Acomete mais o sexo feminino e geralmente ocorre na adolescência , porem, em alguns casos, pode-se iniciar na infância e até mesmo na idade adulta.
A pessoa portadora desta doença pode passar a viver em função da alimentação , do seu peso e da sua forma corporal. Ocorre a perda de peso progressiva , chegando a ficar muito emagrecida.
A evolução da doença ocorre de forma progressiva , com a piora dos sintomas.
Apesar da magreza excessiva , o portador da anorexia nervosa sente-se gordo pela distorção que possui de sua imagem corporal.
As complicações implicam a desnutrição protéico –calórica , que leva mudanças no comportamento do corpo , tendo como resposta uma demora maior para ocorrer o esvaziamento gástrico , arritmias cardíacas ),sinais de fraqueza, osteopenia e osteoporose , queda da pressao arterial , hipotermia e sintomas psiquiátricos ( risco de suicídio aumentado)