Acupuntura e cólica menstrual

Na dismenorréia ou cólica menstrual, pode ocorrer dor pélvica crônica que envolve inchaço no inferior do abdômen e dor na região sacral que ocorre antes, durante o período menstrual. Outros sintomas associados são: cefaleia, enxaqueca, desconforto ocular com sensibilidade à luminosidade, perturbação gastrointestinal e dores nas pernas; e os emocionais: alterações no sono, irritabilidade, humor deprimido, aumento de apetite e tensão.

O tratamento pela acupuntura proporcionam ótimos resultados nos quadros de dismenorréia e outros sintomas que podem acompanhar esse período; a grande maioria dos casos pode ser completamente curada, proporcionando um tratamento não só curativo, como também preventivo. Para a Medicina Tradicional Chinesa(MTC), alguns fatores pode interferir no organismo: fatores emocionais, erros alimentares e fatores climáticos, podem influenciar nos desequilíbrios  energéticos e contribuir para seus sintomas da disfunção do organismo do individuo.

Na MTC, O Fígado é o órgão responsável pela regulação de sangue,  drenando e dispersando o sangue no organismo. Se houver uma disfunção energética do fígado, o fluxo de sangue não fluirá livremente causando dor. Sentimentos como raiva, frustração e mágoa podem causar estagnação da energia do fígado, e por consequência alterar o fluxo de sangue. Fatores climáticos como ao frio e umidade também pode causar a cólica menstrual.

Além da acupuntura, é recomendado ao paciente consumir alimentos naturais, de preferencia sabores ácidos e amargo, assim  como alimentos de cor verde , mas na primavera, evitar exagerar nos sabores ácidos e picantes, e evite também o consumo demasiado de sal, que aumenta a retenção de líquido causa a retenção de líquidos , causando inchaço. Praticas de exercício físico, estimulam a liberação de endorfina amenizando os sintomas da TPM.