Pediatria

Dermatite Atópica na criança

A dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele, de caráter cíclico, cuja etiologia é pouco conhecida e multifatorial.

Sua manifestação pode ocorrer a partir de 1 ano de vida, e algumas vezes em lactentes também. Ela é caracterizada pelo surgimento de áreas avermelhadas, ásperas, muito ou pouco pruriginosas, as vezes com descamação. Em bebes, as lesões surgem em face, braços e pernas e nas crianças maiores, em áreas de dobras atrás do joelhos e cotovelos e pescoço.

Alguns fatores desencadeantes conhecidos são:

• pele seca;
  • poeira;
  • produtos de limpeza e higiene;
  • roupas de lã;
  • frio;
  • transpiração e calor;
  • alimentos;

Variam de indivíduo para indivíduo, podendo estar associado com outras doenças como alergia alimentar, renite alérgica e asma.

O tratamento consiste em evitar os fatores desencadeantes, o uso de hidratantes neutros diários e, sempre com acompanhamento médico, tratar a fase aguda.

A incidência da dermatite atópica vem crescendo na população mundial. Em um recente artigo publicado em março de 2017 no Jornal de Pediatria, pesquisadores da UEPA, entrevistaram famílias com crianças portadoras da doença e relataram que a doença tem forte impacto no estado emocional e atividade da vida diária dos pacientes, mostrando interferir na dinâmica familiar e na qualidade de vida.

O estudo concluiu que a atenção no cuidado das pessoas envolvidas é de fundamental importância, quanto maior o conhecimento as famílias adquirem, maiores benefícios na prevenção e adesão ao tratamento.