Psiquiatria

Psiquiatria da infância e adolescência

A Psiquiatria da Infância e Adolescência é uma área de atuação da Psiquiatria, exercida por médicos psiquiatras que se especializaram no atendimento de crianças e adolescentes. A especialidade atua em avaliar, diagnosticar e tratar problemas emocionais e de comportamento em crianças de todas as idades e adolescentes, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento emocional, melhorar as relações com outros indivíduos e melhorar o desempenho em atividades de vida diária, acadêmicas e ocupacionais.

A criança e o adolescente estão inseridos em diversos ambientes (ex: ambiente doméstico, escola, atividades de lazer), que podem influenciar ou modular suas emoções e seus comportamentos. Portanto, o psiquiatra da infância e adolescência aborda diretamente o paciente e também aborda os ambientes e indivíduos com quem este convive (ex: escola, família, professores). Um contato próximo com a família e com outros cuidadores é essencial para uma avaliação completa do quadro da criança e do adolescente e para a  implementação de um tratamento abrangente e personalizado.

Ao se promover um desenvolvimento emocional saudável desde a infância, é possível prevenir diversos problemas e dificuldades na vida adulta. A Organização Mundial da Saúde defende que “apoiar a saúde mental de crianças e adolescentes deveria ser visto como um investimento estratégico que cria muitos benefícios a longo prazo para indivíduos, sociedades e sistemas de saúde” (OMS, 2005).

Taciana G. Costa Dias
Psiquiatra
Psiquiatra da Infância e Adolescência
CRM/SP 132723
RQE no 36906-1

Deseja realizar esse procedimento? Agende Consulta

Agende sua
Consulta

Preencha o formulário ao lado que entraremos em contato para finalizar o agenamento.

*O preenchimento da data e horário desejada não garante a disponibilidade do médico