Artigos

Pregorexia

Tal patologia ocorre na gestação , havendo uma preocupação anormal com o ganho de peso esperado no período gestacional. Pode haver diminuição da ingestão alimentar e excesso de atividade física com a finalidade de não engordar.

O diagnostico dos transtornos alimentares é de difícil por apresentar vários fatores que causam a doença , por isso, deve ser realizado por equipe especializada , composta por médico nutrólogo e médico psiquiátrico para a correta avaliação e classificação dos sintomas, assim como o tratamento mais apropriado para cada tipo de patologia.
Demais profissionais como psicólogo e nutricionista podem auxiliar no tratamento e seguimento dos pacientes.

Não há exames específicos para diagnosticar tais patologias , sendo critérios da historia clinica ( descritos acima) e do exame físico essenciais para diagnosticar as doenças em questão. Os exames laboratoriais ficam reservados para as situações de complicações causados pelos transtornos.
O comportamento alimentar pode causar vergonha e constrangimento , o que dificulta e atrasa a procura pela ajuda profissional , atrasando o diagnostico e o inicio do tratamento.

É importante lembrar-se que os transtornos expostos no texto são graves, passando , por vezes, não percebido pelo paciente e familiares próximos, necessitando de ajuda especializada e seguimento apropriado.

- O doente não deve ser discriminado pelos comportamentos , por serem os mesmos fontes de intenso sofrimento e sensação de culpa , em muitas vezes.
- O tratamento consiste em assistência nutrológica ( com a finalidade de evitar as complicações decorrentes dos maus hábitos alimentares ( falta ou excesso) ) e psiquiátrico ( medicamentos para sintomas psiquiátricos ), a terapia psicológica.
- O apoio familiar é imprescindível para o sucesso do tratamento, assim como um melhor entendimento da sociedade em geral, para que casos sejam mais facilmente notados e encaminhados para atenção adequada.

Deseja agendar uma consulta? Entre em Contato Conosco