Dúvidas

O que faz bem para o seu coração também é bom para o seu cérebro

Existe algum fator que evita o aparecimento da Doença de Alzheimer?

Fator de risco é uma característica que quando presente pode aumentar o risco de se desenvolver uma doença (aumenta o risco de se ter a doença).
Basicamente, existem dois tipos de fatores de risco para a doença de Alzheimer: os modificáveis (aqueles que podem ser evitados ou tratados) e os não modificáveis (aqueles que não podem ser evitados ou tratados).

1) Não modificáveis:

• Idade
  • Carga genética

2) Modificáveis:

• Nível de escolaridade
  • Hipertensão Arterial Sistêmica
  • Diabetes melito
  • Obesidade
  • Dislipidemia (alterações do colesterol)
  • Sedentarismo
  • Dieta
  • Tabagismo

Sabe-se que pacientes que possuem alto nível de escolaridade (mais de 11-12 anos de estudo formal) possuem menor chance de desenvolver a doença. Dessa forma, nunca é tarde para iniciar um hábito de leitura ou outra atividade cognitiva como aprender um idioma estrangeiro, fazer faculdade, pintar quadros ou desenhar.

Recentemente, grande atenção tem sido dada em relação a alguns fatores modificáveis que poderiam estar relacionados ao desenvolvimento da doença de Alzheimer (Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes melito, Obesidade, Dislipidemia, Sedentarismo e Tabagismo) e, caso sejam tratados ou prevenidos, poderia ser diminuído o risco de se ter a referida doença. Além disso, esses fatores também estão relacionados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares (p. ex. infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca) e cerebrovasculares (p. ex. acidente vascular cerebral), o que torna de extrema importância o desenvolvimento de estratégias de prevenção e tratamento.

Outro ponto importante é que alguns fatores de risco podem interagir entre si, levando ao aumento do risco de se desenvolver a demência (p. ex. a obesidade pode levar ao desenvolvimento de diabetes e hipertensão arterial; o tabagismo aumenta o risco de demência, acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio).

A adoção de uma dieta saudável (p. ex. dieta do Mediterrâneo), composta por frutas, vegetais, legumes, peixes e carboidratos complexos, pode agir na prevenção de várias doenças, como a Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes melito, Obesidade e Dislipidemia. Dessa forma, de maneira indireta, pode-se diminuir o risco do desenvolvimento de demência e de forma direta o risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

Ressalta-se a tendência do aumento da frequência da doença de Alzheimer em países em desenvolvimento (p. ex. Brasil, Nigéria e Índia), justamente pela falha na prevenção e tratamento dos fatores modificáveis. Ao contrário, em países desenvolvidos (p. ex. Japão, Suécia e Finlândia) a frequência da doença de Alzheimer tende a estabilizar ou diminuir, pela eficácia nas medidas de saúde pública adotadas nessas regiões do mundo.

Qual o impacto de se ter boas medidas de saúde pública na prevenção e tratamento dos fatores de risco modificáveis?

1. Caso se diminua em 10% a ocorrência desses fatores modificáveis, estima-se uma diminuição de 8,3% na frequência de demência;
  2. Pacientes com diabetes melito apresentam aproximadamente 40% mais chance de desenvolver a demência
  3. A presença de sobrepeso ou obesidade pode elevar em duas vezes a chance de se desenvolver a demência
  4. O tabagismo (hábito de fumar) pode aumentar em até 50% o risco de se desenvolver a demência (mais estudos são necessários) e caso o hábito seja interrompido, após 5 anos dessa parada, os ex-fumantes possuem um risco aproximado da população que nunca fumou
  5. A realização de atividade física regular (frequência mínima de 3 vezes por semana, com duração de 30-40 minutos, de exercícios aeróbicos, como caminhada, hidroginástica e natação) pode diminuir em torno de 50% a chance de se desenvolver a demência
  6. Alto nível de escolaridade diminui o risco de se desenvolver a doença em torno de 40% (além de contribuir sobremaneira no desenvolvimento social)

Por fim, é incontestável a adoção de medidas de saúde pública e de educação (escolaridade) que visem controlar/evitar fatores de risco que são responsáveis por patologias tão impactantes na sociedade, como a doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio.

A principal mensagem que fica é: “O que faz bem para o seu coração também é bom para o seu cérebro”.

Referências Bibliográficas

1. Prince, M. J. (2014). World Alzheimer Report 2014: dementia and risk reduction: an analysis of protective and modifiable factors.
  2. Prince, M., Ali, G. C., Guerchet, M., Prina, A. M., Albanese, E., & Wu, Y. T. (2016). Recent global trends in the prevalence and incidence of dementia, and survival with dementia. Alzheimer's Research & Therapy, 8(1), 23.
  3. Prince, M., Guerchet, M., & Prina, M. (2013). The global impact of dementia 2013-2050. Alzheimer's Disease International.
  4. Norton, S., Matthews, F. E., Barnes, D. E., Yaffe, K., & Brayne, C. (2014). Potential for primary prevention of Alzheimer's disease: an analysis of population-based data. The Lancet Neurology, 13(8), 788-794.