Nutrologia

A Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso. (Fonte: ABRAN)

O médico nutrólogo atua na promoção e prevenção da saúde, assim como no diagnóstico, tratamento e acompanhamento destas doenças, visando uma melhor qualidade de vida.

A especialidade é habilitada a cuidar de indivíduos pertencentes à todas as faixas etárias, respeitando as diferentes recomendações nutricionais nos diversos estágios do desenvolvimento humano.

Além dos atendimentos em consultório, o nutrólogo também desenvolve avaliações hospitalares em diversas patologias que necessitem de acompanhamento ou mesmo recuperação do estado nutricional.

Pela grande atuação da especialidade, é comum a ação conjunta com as demais especialidades médicas e com os outros profissionais de saúde, uma vez que, a adequada nutrição colabora para melhores desfechos na prática clínica.

Dentre as patologias tratadas, destacam-se: obesidade/ sobrepeso, acompanhamento pré e pós-cirurgia bariátrica, desnutrição proteico-calórica, anemias carenciais, alterações nas vitaminas, transtornos alimentares e várias outras.

A consulta nutrológica deve avaliar o paciente como um todo, de forma completa e individualizada. História clínica e de hábitos de vida, antecedentes pessoais e familiares em conjunto com as medidas antropométricas e o exame físico de modo preciso e adequado, norteiam as intervenções do nutrólogo. No mais, exames complementares necessários podem ser solicitados.

A estimação da composição corporal, o método de bioimpedanciometria é um dos mais utilizados, devido sua técnica ser indolor e rápido. Seus resultados exibem a quantidade de massa livre de gordura ( ou massa magra) , gordura e água corporal. Dados como o gasto energético basal e total também podem ser aferidos pelo procedimento.

Com a realização da avaliação supracitada completa, realizada por profissional habilitado, ocorre uma maior precisão e segurança na indicação da terapêutica e demais intervenções necessárias para o paciente.