Dúvidas

Neuropatia Periférica

O que são Nervos Periféricos?

Os nervos são um dos componentes do sistema nervoso periférico e são formados por feixes de fibras nervosas (prolongamento de vários axônios de neurônios. Algumas fibras nervosas possuem bainha de mielina (fibras mielínicas) e outras não (fibras amielínicas). Os nervos possuem a função de receber e transmitir impulsos elétricos.

Os nervos podem ser classificados como cranianos, quando saem do encéfalo, ou espinhais quando saem da medula espinhal.

Quanto à função, eles podem ser classificados como motores (eferentes), os quais controlam órgãos efetores, como glândulas e fibras musculares ou sensoriais (aferentes), os quais recebem estímulos do organismo ou do ambiente.

O que é Neuropatia Periférica?

As doenças que acometem os nervos são conhecidas como neuropatias.

Quais são os principais Sintomas das Neuropatias?

Os principais sintomas das neuropatias são fraqueza muscular, atrofia dos músculos, perda de sensibilidade, queimação e formigamentos, principalmente, nos pés e nas mãos, mas podem ocorrer em qualquer outra parte do corpo.

Como é feito a investigação das Neuropatias Periféricas?

O paciente deverá procurar um profissional capacitado, o qual colherá uma história completa e fará um exame físico e neurológico detalhado. Exames complementares poderão ser solicitados para uma melhor investigação, como exames de sangue, líquor, exames de imagens, biópsia de nervo e o exame de eletroneuromiografia, o qual estuda os nervos sensitivos e motores.

Quais são os exemplos De Neuropatias?

Os exemplos mais comuns são: neuropatia diabética, neuropatias associadas a medicamentos como quimioterapias,  neuropatias associadas com infecções (Ex:  Hepatites B e C, HIV, Herpes, Varicela Zoster, Lyme, Hanseníase...), neuropatias associadas com doenças sistêmicas (Ex: Lúpus Eritematoso Sistêmico, Artrite Reumatoide, Síndrome de Sjogren, Sarcoidose, Doença Celíaca...), neuropatias por paraproteinemias (Ex: Mieloma Múltiplo...), neuropatias hereditárias (Ex: Charco-Marie-Tooth, Polineuropatia Amliloidótica Familiar (PAF), HNPP…), neuropatia por intoxicação por metais pesados (Ex: arsênico, chumbo…), neuropatia por deficiência vitamínica (Ex: deficiência de vitamina B12, B1…), neuropatias neoplásicas (Ex: linfomas, tumores primários do sistema nervoso periférico…), neuropatias inflamatórias/autoimune (Ex: Síndrome de Guillain-Barrè (SGB), Polirradiculoplexopatia Desmielinizante Inflamatória Crônica (PIDC), Neuropatia Motora Multifocal)...

Como são tratadas as Neuropatias?

O tratamento dependerá do tipo de neuropatia, logo a investigação por um profissional capacitado é fundamental para a condução do caso. O acompanhamento multiprofissional é indispensável para a maioria dos casos.