Neurologia

Neuromuscular

O que é uma doença Neuromuscular?

Doença Neuromuscular é um termo que abrange muitas doenças que prejudicam nervos periféricos (neuropatias), doenças da junção do nervo com o músculo e doenças dos músculos (miopatias).

O que são neuropatias?

As doenças que acometem os nervos periféricos são conhecidas como neuropatias.

Quais são os principais sintomas das neuropatias?

Os principais sintomas das neuropatias são fraqueza, atrofia dos músculos, dormência, dores neuropáticas como queimação e formigamentos.

Quais são os exemplos de neuropatias?

Os exemplos mais comuns são neuropatia diabética, neuropatias associadas a medicamentos como nas quimioterapias, neuropatias associadas com infecções(Ex:  hepatite C, HIV, herpes e hanseníase), neuropatias associadas com doenças sistêmicas (Ex: lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, Síndrome de Sjogren, Sarcoidose e Doença Celíaca) neuropatias relacionadas com deficiências nutricionais (Ex: Deficiência de vitamina B12), neuropatias inflamatórias, neuropatias tóxicas (Ex: uso crônico de álcool),  neuropatias associadas aos tumores, neuropatias hereditárias (Ex: Charcot-Marie-Tooth, Polineuropatia Amiloidótica Familiar).

O que são miopatias?

São doenças que acometem os músculos.

Quais são os principais sintomas das miopatias?

Os principais sintomas das miopatia são fraqueza muscular, dores musculares, contraturas, fadiga, intolerância ao exercício e cãibras.

Quais são os exemplos de miopatia?

Exemplos de miopatias são: Distrofia Muscular de Duchenne, Distrofia Muscular de Cinturas, Distrofia Muscular Fascioescapuloumeral, Distrofias miotônica, Miopatias congênitas, miopatias inflamatórias (polimiosite, dermatomiosite), miopatias infecciosas, miopatias endócrinas (hipotireoidismo), miopatias tóxicas (devido ao uso de alguns medicamentos) e  Miopatias metabólicas (glicogenoses, lipidoses, mitocondriopatias).

Preencha o formulário ao lado que entraremos em contato para finalizar o agenamento.