Neurologia

Neurologia Geral

Neurologia é a área da Medicina que estuda e trata doenças que acometem o sistema nervoso periférico (nervos, junção do nervo com o músculo e músculo) e sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), mas também na prevenção e bem estar do paciente.

É uma área ampla que abrange várias doenças, como doenças vasculares (Ex: AVC, Trombose Venosa Cerebral...); doenças cognitivas (Ex: Demência de Alzheimer, Demência Vascular...); doenças do sono (Ex: Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, Insônia, Síndrome das Pernas Inquietas...); Epilepsias; Dores de cabeça (Ex: enxaqueca, cefaleia tensional, cefaleia em salvas...); Distúrbios do movimento (Ex: Doença de Parkinson, Tremor Essencial, Distonias...); doenças dos nervos periféricos (Ex: neuropatia diabética, neuropatias infecciosas como a hanseníase, neuropatias por quimioterapias...), doenças da junção neuromuscular; (Ex: Miastenia Gravis, Botulismo...), doenças dos músculos (Ex: miopatias endócrinas como o hipotireoidismo, miopatias hereditárias como Distrofia Muscular de Duchenne, miopatias inflamatórias como polimiosite...); doenças infecciosas do sistema nervoso (Ex: meningites, encefalites infecciosas...); doenças autoimunes (Ex: Esclerose Múltipla e Síndrome de Guillain-Barrè...); doenças neurológicas hereditárias (Ex: ataxias hereditárias, Charco-Marie-Tooth, Polineuropatia Amliloidótica Familiar (PAF), HNPP...)...