Neurologia

Neuroimunologia

O que é o Sistema Imunológico?

O sistema imunológico é formado por células e moléculas, as quais são responsáveis por reconhecer antígenos e desenvolver uma resposta de proteção para o organismo. Esta função de defesa é fundamental para impedir o desenvolvimento de infecções e tumores.

O que é uma Doença Autoimune?

É uma doença causada pelo nosso sistema imunológico que começa a funcionar de maneira inadequada, ou seja, ele começa a produzir células, anticorpos e outras moléculas contra o nosso próprio organismo.

O que é Neuroimunologia?

É a área da neurologia que abrange doenças tanto do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), quanto do sistema nervoso periférico (nervos, junção do nervo com o músculo e músculos) que são provocadas por alterações do sistema imunológico.

Quais as principais Doenças Neurológicas Autoimunes?

São inúmeras as doenças autoimunes que acometem o sistema nervoso, abaixo há alguns exemplos:

  • As principais doenças autoimunes do sistema nervoso central são Esclerose Múltipla, Neuromielite Óptica, Síndrome anti-MOG, Encefalomielite Disseminada Aguda (ADEM), vasculites primárias do sistema nervoso central, entre outras.
  • As principais doenças autoimunes do sistema nervoso periférico são Polirradiculoneuropatia Desmielinizante Inflamatória Crônica (PIDC), Síndrome de Guillain- Barrè, Neuropatia Motora Multifocal, neuropatias vasculíticas, Miastenia Gravis, Polimiosite, Dermatomiosite, Miosite por Corpúsculo de Inclusão, entre outras.

  • Existem também doenças autoimunes que podem acometer tanto o sistema nervoso central, quanto periférico, como Lúpus Eritematoso Sistêmico, Artrite Reumatoide, Síndrome de Sjogren, Sarcoidose, entre outras.
Deseja realizar esse procedimento? Agende Consulta

Agende sua
Consulta

Preencha o formulário ao lado que entraremos em contato para finalizar o agenamento.

*O preenchimento da data e horário desejada não garante a disponibilidade do médico