Neurologia

Eletroneuromiografia

O que é o exame de Eletroneuromiografia?

É o exame utilizado para fazer diagnóstico de doenças do sistema nervoso periférico, da junção do nervo com o músculo e do próprio músculo.

Em quais tipos de sintomas o exame de Eletroneuromiografia pode ajudar?

O exame de eletroneuromiografia pode ser útil no diagnóstico em pacientes que apresentam sintomas como formigamentos, dormências, alteração de sensibilidade, perda de força muscular, atrofia muscular e fadiga.

Este exame pode diagnosticar quais tipos de doenças?

O exame é indicado na suspeita de diversas doenças, como por exemplo:

• Doenças do neurônio motor (Ex: Esclerose lateral amiotrófica);
• Radiculopatias (Ex: hérnias de disco);
• Lesões do plexo braquial e lombossacro;
• Neuropatias, Polineuropatias (Neuropatia diabética, alcoólica, por quimioterapia, Síndrome de Guillain-Barrè, hanseníase, Doença de Charcot-Marie-Tooth);
• Lesões focais de nervos (Ex: Síndrome do túnel do carpo, Síndrome do túnel cubital);
• Doenças da junção do nervo com o músculo (Ex: Miastenia gravis)
• Doenças dos músculos (miopatias adquiridas ou hereditárias)

Como é realizado o exame de Eletroneuromiografia?

O exame pode ser feito nos membros superiores, nos membros inferiores, nos quatro membros ou na face.

O exame é feito em duas etapas:

- A primeira etapa é conhecida como estudo da condução do nervo. São feitos estímulos elétricos nos nervos sensitivos e motores na menor intensidade necessária para observar uma resposta adequada e que seja suportável para o paciente.

- A segunda etapa é a eletromiografia. Neste momento, coloca-se um eletrodo de agulha fina e descartável em alguns músculos, para avaliar a gravidade e a localização da doença (se são das raízes espinhais, dos nervos periféricos ou do próprio músculo).

O que preciso saber para fazer o exame de Eletroneuromiografia?

Não usar sabonetes cremosos, cremes ou óleos após o último banho do paciente.

Não há necessidade de jejum.

Trazer short ou bermuda (tamanho acima dos joelhos e largos) para o exame de membros inferiores. Trazer camiseta cavada ou regata para o exame de membros superiores.

Em dias frios, venha bem aquecido.

Trazer outros exames relacionados à sua doença, como ressonâncias magnéticas, exames anteriores de eletroneuromiografia.

Não há nenhuma restrição para que o paciente retorne às suas atividades rotineiras, como trabalhar, dirigir ou caminhar, por exemplo, após o exame.

Pacientes que usam Mestinon ® (Piridostigmina), o ideal é que estejam há pelo menos 24 horas sem o uso da medicação. Mas a suspensão deve ser feita pelo médico do paciente, uma vez que alguns pacientes não podem suspender o seu uso.

Em pacientes que fazem uso de anticoagulantes (Ex: Varfarina, Rivaroxabana, Dabigatrana, Edoxabana, Apixabana, Enoxapariana ou Heparina), a parte do exame que usa a agulha pode ser realizada de forma reduzida. A sua suspensão ou manutenção fica sob a responsabilidade do médico do paciente.

Não há necessidade de suspender outras medicações.

No caso de crianças pequenas, pode ser necessário a realização de exame com sedação.

Quais são as contraindicações?

Uso de cardioversores implantáveis (CDI)

Uso de marca-passo

Uso de cateteres intra-cardíacos

Infecções de pele contra-indica o exame no membro com lesões.

Para o exame de agulha: Coagulopatias (INR>1,6) e plaquetopenias (Plaquetas <50.000)

A Clínica Lotus possui exame de Eletroneromiografia?

Sim. A clínica Lotus possui profissional especializado na realização e interpretação da eletroneuromiografia.