Cardiologia

Check-up cardiológico

Provavelmente você conhece ou conheceu alguém que já teve um infarto ou um “começo de infarto”. Talvez até mesmo um parente ou amigo próximo. Isto ocorre por que, infelizmente, as Doenças Cardiovasculares se tornaram a principal causa de morte no mundo moderno, sendo a Doença Isquêmica do Coração a principal delas.

Um estudo brasileiro publicado em 2016 em uma das principais revistas científicas de cardiologia do mundo, a Circulation da Americam Heart Association, mostrou que em 2011 as cardiovasculares foram responsáveis por 31% de todas as mortes em nosso pais, lideradas pela Doença Isquêmica do Coração (31% delas), seguida pelas Doenças Cerebrovasculares (30%)1.

Estas estatísticas são facilmente justificadas pelo nosso estilo de vida atual, que envolve pouca atividade física, hábitos alimentares não saudáveis e estresse elevado. Estes levam à alta prevalência de doenças crônicas como obesidade, hipertensão arterial e diabetes mellitus e por sua vez as temíveis Doenças Cardiovasculares.

Conviver com doenças crônicas como estas não é fácil, mas conviver com um “coração fraco” ou dor no peito diária - a qual chamamos de angina - é ainda pior. Por isso, a melhor forma de escapar deste futuro sombrio é começando a cuidar de nós mesmos agora!

Dentre os profissionais envolvidos nesta tarefa, o cardiologista ocupa um dos papéis centrais. Através da avaliação clínica e, se necessário, dos exames laboratoriais e métodos de imagem, pode identificar seu risco cardiovascular atual, fatores de risco à que está exposto, doenças à que está sujeito e os meios para modifica-los.

Escape das estatísticas. Marque uma consulta.

Referências:

1 - Circulation. 2016 Jan 26;133(4):422-33. doi: 10.1161/CIRCULATIONAHA.114.008727.