Cefaleia Tensional

A Osteopatia vai te ajudar

A cefaleia tensional é geralmente uma dor difusa, de leve a moderada intensidade na sua cabeça, muitas vezes descrita como a sensação de uma faixa apertando o crânio .A cefaleia tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça, e suas causas hoje em dia são melhores compreendidas e definidas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 38% a 74% dos brasileiros sofrem com cefaleia tensional ou já sentiram alguma dor.

Causas conhecidas mais comuns:

Hiperestresse físico ou emocional, má postura como uso prolongado de smartfhones e computadores, cansaço, jejum prolongado, exercícios que sobrecarreguem os músculos do pescoço e base do crânio, sono irregular e não reparador, álcool entre outros.

Músculos causadores de sintomas:

Temos em literatura e em prática clínica Osteopática diária vários músculos a serem descritos, faremos aqui a descrição quatro mais comuns os suboccipitais ( reto posterior menor da cabeça, reto posterior maior da cabeça, oblíquo superior da cabeça e oblíquo inferior da cabeça) estão localizados na parte posterior da base do crânio bilateralmente com a primeiras vértebras cervicais.

Sintomas:

Dor difusa na base do crânio e lateral da tempora até o olho (parece que dói atrás do olho), sensação de aperto, sensação de pulso ou queimação.

Abaixo a figura ilustra em xx o local do gatilho muscular e em vermelho a referência difusa da dor.

Cefaleia Tensional

Períodos: maior frequência no final da tarde ou ao acordar, também pode ocorrer depois de atividades de manutenção posturais intensas.

A dor ao longo do tempo pode gerar irritabilidade, falta de concentração, fadiga e sono agitado.

Tratamento Osteopático:

Atua através das manipulações das duas primeiras vértebras cervicais e base do crânio e relaxamento do músculo em questão.

Buscamos também as causas posturais que levaram o músculo a manter-se contraído cronicamente. Podem ser:

por alteração dos captores oculares e Disfunções da ATM são os mais comuns podendo até ser causados por captores podais (pisada), disfunções viscerais e cicatrizes.

Geralmente o paciente melhora com duas ou três sessões de Osteopatia quando feito um bom diagnóstico e tratamento Osteopático.

Dr Alberto Georges Buttros – Fisioterapeuta com formação completa em Osteopatia

Dr Renan Carvalho Barato- Fisioterapeuta com formação completa em Osteopatia

Dr Marcos Giroto- Fisioterapeuta com formação completa em Osteopatia.