Psicologia

Avaliação Neuropsicológica

A Neuropsicologia é uma ciência que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano, buscando compreender as relações entre lesões, malformações, alterações genéticas ou doenças que afetem o sistema nervoso e possíveis déficits (alterações) em diversas áreas do comportamento e da cognição. A avaliação neuropsicológica consiste em uma investigação minuciosa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da pessoa, com o intuito de se identificar algum comprometimento funcional neurológico, bem como as áreas preservadas.

Trata-se de um processo complexo, que usa instrumentos padronizados (testes, baterias, escalas) para análise detalhada da relação entre o comportamento do indivíduo e o funcionamento de seu cérebro. Tem o objetivo de auxiliar no diagnóstico, na compreensão da extensão das perdas funcionais, além de estabelecer intervenções específicas e desenvolver um plano de reabilitação. Destina-se a todas as faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos).  

As principais funções cognitivas avaliadas são: inteligência global, atenção, percepção, memória, linguagem, raciocínio e abstração, velocidade de processamento, flexibilidade mental, habilidades visuo-construtivas, habilidades visuo-espaciais, funções motoras e executivas.

Deseja realizar esse procedimento? Agende Consulta

Agende sua
Consulta

Preencha o formulário ao lado que entraremos em contato para finalizar o agenamento.

*O preenchimento da data e horário desejada não garante a disponibilidade do médico